segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bairro Floresta pede ações de enfrentamento ao crack

Jonathan Heckler (CMPA)

A pedido da Associação dos Moradores da Avenida Cristóvão Colombo, a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram, na última quinta-feira (21/06), reunião conjunta para tratar da denúncia sobre a proliferação do crack no Bairro Floresta. Segundo o presidente da entidade, Luiz Alberto Rigotti, um dos principais focos de distribuição de drogas é o Conjunto Residencial Santa Terezinha (Antiga Vila dos Papeleiros). Segundo ele, ninguém entra na vila sem autorização do comandante do tráfico, conhecido como Macaco. Destacou que a associação foi classificada de anti-social quando se opôs à regularização da área. Colocou a entidade à disposição para trabalhar no combate ao uso de drogas.

Integração

O diretor do Departamento de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Secretaria Estadual de Justiça e dos Direitos Humanos, Solismar Amaro, disse que somente juntando todas as forças será possível enfrentar a situação. Informou que, em fevereiro deste ano, foi firmado um pacto que prevê a integração de diferentes órgãos e das imagens das câmeras de monitoramento da Brigada Militar, EPTC e Guarda Municipal. Acrescentou que o plano de enfrentamento às drogas prevê, entre outros itens, a capacitação de pessoal em diferentes áreas e o envolvimento de diversos seguimentos como os conselhos tutelares e lideranças religiosas.

Territórios

A representante da Secretaria Municipal da Saúde, Loiva dos Santos Leite, informou que, desde 2011, várias ações estratégicas vêm sendo desenvolvidas nos Territórios da Paz e na região central da Capital. Destacou que há vários centros de atendimento de saúde mental que atendem 24 horas, além do atendimento em uma unidade móvel. Observou que medidas de prevenção vêm sendo aplicadas em convênio com a Secretaria Municipal da Educação. Ressaltou que o uso de drogas também tem favorecido a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, da tuberculose, assim como de crimes associados.

Anjos

A Diretora da Divisão de Prevenção e Educação - Dipe/Denarc, delegada Sônia Maria Dall"Igna, salientou a importância de um enfrentamento conjunto contra o crack. Disse que a droga torna o usuário um escravo. Salientou que outro aspecto importante é a prevenção. Informou que o Denarc está realizando o projeto Anjos da Lei, que abrange especialmente as escolas, onde agentes se infiltram entre os estudantes para identificar os traficantes. Segundo ela, cem pessoas já foram pressas nos seis primeiros meses da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário