quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Frente Parlamentar promove Termo para Aeromóvel na Zona Sul


Por meio de uma proposta arrojada da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana da Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Trensurb assinaram, na manhã da última segunda-feira (19/12), Termo de Cooperação Técnica que dará início aos estudos de viabilidade de implantação de uma linha do Aeromóvel do Centro Histórico para a zona Sul da Capital. O vereador Toni Proença, integrante da Frente Parlamentar, o prefeito José Fortunati, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Adão Villaverde, autoridades municipais e estaduais participaram do café da manhã na Sociedade de Engenharia. Na ocasião, o prefeito José Fortunati garantiu que a Prefeitura estará empenhada nos estudos do projeto, que considera bastante ousado e corajoso, e que espera muito em breve anunciar que Porto Alegre pode começar as obras de implantação do aeromóvel para a Zona Sul. Para o prefeito, a partir da assinatura do documento será possível fazer a avaliação da iniciativa. “Este estudo é que dará condições de saber se há viabilidade econômica e técnica, para tomarmos a decisão correta. Sabemos que o sistema de transporte tem que ser pensado e que devemos compreender a integração entre os modais”, afirmou Fortunati. Também o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, falou da experiência da Trensurb com a construção do Aeromóvel próximo ao aeroporto. “Nossos cálculos indicam que o investimento para uma linha dupla é de cerca de R$ 20 milhões por quilômetro, mas temos que avaliar se isso é viável para este eixo da zona Sul”, afirmou o diretor-presidente da empresa. Já o diretor da EPTC, Vanderlei Capellari, lembrou a necessidade de pensar o transporte de forma integrada em Porto Alegre. De acordo com estudos preliminares, a linha teria aproximadamente 7,2 km, da Usina do Gasômetro ao Jockey Club, bairro Cristal. Seriam construídas 12 estações, localizadas na extensão das seguintes vias: Presidente João Goulart, Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Edvaldo Pereira Paiva e Diário de Notícias, junto ao Guaíba. Haveria, também, a necessidade de duas elevadas, uma para cada sentido de deslocamento. O investimento seria viabilizado através de uma Parceria Público Privada (PPP), com exploração do serviço por tempo determinado, através de concorrência pública.

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