sexta-feira, 29 de junho de 2012

Boletim Eletrônico retorna em outubro


Arte (Gabinete)
Em virtude do período eleitoral que inicia na próxima semana, o Boletim Eletrônico do Gabinete do Vereador Toni Proença deixará de ser enviado nos meses de julho, agosto e setembro, devendo ser retomado o seu envio a partir de outubro. Por isso, nesta última edição antes do período eleitoral, estamos enviando uma Prestação de Contas Resumida do Mandato (veja a baixo). No lugar do Boletim do Gabinete, neste período remeteremos semanalmente o Boletim da Campanha. O vereador Toni Proença agradece a parceria que tivemos semanalmente ao longo de 137 semanas e deseja que essa parceria continue em outubro próximo. Obrigado.

Prestação de Contas Resumida do Mandato


Elson Sempé Pedroso (CMPA)
Apresentamos a seguir uma prestação de contas resumida dos três anos e meio de mandato do vereador Toni Proença. Neste período, Toni firmou sua marca de busca incessante do entendimento e construção de caminhos para solucionar os problemas da cidade. Tal postura levou Toni a estar por dois anos na Mesa Diretora da Câmara. A crença permanente no diálogo como forma de buscar soluções para objetivos comuns foi outra marca do mandato de Toni.

- Mesa Diretora
Já no primeiro ano de mandato, Toni foi indicado pelos vereadores de Porto Alegre para assumir a 2ª Vice-Presidência da Câmara, e em 2011, Toni foi o Primeiro-Secretário, cargos que o levaram a assumir a Presidência do Legislativo Municipal e a presidir diversas sessões plenárias. Entre as sessões do Legislativo que Toni presidiu estão a sessão extraordinária que aprovou aumento aos servidores municipais e também a sessão ordinária que aprovou a criação da Secretaria Especial dos Direito dos Animais (Seda).

- Audiências Públicas
Como membro da Mesa Diretora da Câmara, Toni representou o Legislativo em diversas atividades da sociedade porto-alegrense, presidiu a audiência pública na Ilha da Pintada para debater a construção de ponte de acesso à Ilha Mauá e participou de diversas outras audiências públicas organizadas pela Câmara para tratar assuntos de interesse da cidade, como a realizada no salão paroquial da Igreja Santa Rosa de Lima, na Vila Santa Rosa, que tratou de problemas da comunidade; a audiência que abordou a educação infantil e a política de criação e manutenção de creches; a que debateu os sistemas de transporte público da Capital; ou a que debateu a importância das ciclovias e o respeito aos ciclistas.

- Comissão de Direitos Humanos
Durante seus três anos e meio de mandato, o vereador Toni Proença integrou a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, e Segurança Urbana da Câmara (Cedecondh), importante espaço de busca de soluções para os problemas da cidade. Na Comissão foram debatidos temas como os despejos de comerciantes populares do Camelódromo; a inclusão de moradores nas negociações da Prefeitura para duplicação da Avenida Tronco; a situação dos artesãos do Centro Histórico; a situação dos comerciantes da orla do Guaíba, entre outros. A Cedecondh também realiza visitas para averiguar situações e conferir denúncias de desrespeito aos direitos humanos na Capital. Entre as muitas visitas, Toni conferiu de perto a situaçãodas famílias da Vila Dique que ainda não foram transferidas para o loteamento situado na Avenida Bernardino Silveira (foto); aferiu a situação de abrigos da Fasc para crianças e adolescentes; conheceu o centro de atenção à mulher vítima de violência; e averiguou denúncias de homofobia contra o bar Passefica, na Cidade baixa. Mais recentemente, com o objetivo de debater a discriminação e o preconceito de gênero e contra casais homoafetivos, a Comissão lançou a campanha Preconceito: to 150% fora. A intenção da Cedecondh é coibir atos de discriminação em Porto Alegre através da divulgação do Artigo 150 da Lei Orgânica da cidade – que trata do tema. Também realizou a Jornada Municipal de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Seminário Saúde da População Negra. A Comissão lançou a, também, a campanha Doe Um Livro, Mude Uma História, em parceria com a Rede Pampa, em que arrecadou e doou milhares de livros temáticos infanto-juvenis aos 550 adolescentes internados nas seis unidades da Fundação de Assistência Socioeducativo (Fase) de Porto Alegre.

- Fórum de Entidades
A postura de busca de entendimento e construção de soluções levou o vereador Toni Proença a ser indicado pela Mesa Diretora da Câmara para coordenar o Fórum de Entidades que acompanhou a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Toni coordenou o trabalho com 92 entidades da sociedade civil que debateram e apresentaram propostas para o Plano Diretor. Ao final dos trabalhos, o Fórum apresentou 102 emendas, muitas das quais foram aprovadas e incorporadas à Lei do Plano Diretor. Na coordenação do Fórum de Entidades, Toni abriu caminho para que os membros do Fórum participassem das cinco relatorias temáticas da Comissão Especial do Plano Diretor e se reunissem diretamente com os relatores, garantindo assim que a opinião da sociedade fosse ouvida na elaboração do PDDUA. Uma importante inovação incorporada ao Plano Diretor com a contribuição do Fórum de Entidades é a Área Livre Permeável (ou vegetada) a ser preservada nos prédios.

- Escola do Legislativo
Toni atualmente é o vice-presidente da Escola do Legislativo Julietta Batistiolli, que visa implementar a qualificação técnica permanente dos quadros funcionais do Legislativo Municipal e oferecer aos parlamentares e aos servidores do Legislativo suporte e treinamento para a elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização, e desenvolve programas de ensino, objetivando a integração da Câmara à sociedade civil organizada.


Projetos de Lei
Listamos aqui os projetos de Lei apresentados pelo vereador Toni Proença, alguns dos quais já viraram Lei:

- Índice de Qualidade de Vida da Mulher – JÁ É LEI!
O Projeto de Lei nº 036/2010 estabeleceu critérios para a formulação de indicadores sociais relativos à mulher na cidade de Porto Alegre, especialmente sobre a situação social, profissional e política da mulher. A Lei foi formulada em parceria com a Federação das Mulheres Gaúchas (FMG), e visa a elaboração de indicadores sociais de forma territorializada nas 17 regiões do Orçamento Participativo que constituirão o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher do Observatório da Cidade (ObservaPoa – www.observapoa.com.br), e deverá ser composto por informações quantitativas que caracterizem as condições de vida, situação econômica, acesso à saúde e educação, participação política e comunitária, entre outras. “A elaboração de indicadores tem por objetivo não só pesquisar, quantificar e analisar dados, mas também sistematizar informações válidas e confiáveis que poderão gerar relatórios e políticas para as mulheres da nossa Capital”, afirmou Toni.

- Fracionamento do TRI – JÁ É LEI!
A Câmara aprovou em 2010, por unanimidade, Projeto de Lei do vereador Toni Proença que estabelece a recarga fracionada de créditos escolares do sistema de bilhetagem eletrônica – TRI. Agora, com a Lei 10.999/2010, casa usuário de passagem escolar pode recarregar seus créditos em até quatro vezes ao mês. A recarga fracionada facilita a vida de milhares de famílias, pois, no antigo sistema de fichas, uma família com três filhos estudantes, que não tivesse dinheiro para compra de 150 passagens escolares, adquiria um pacote com 50 e administrava as unidades entre eles até que fosse necessária uma nova compra. “Famílias com menor poder aquisitivo, que têm que, literalmente, fazer malabarismo econômico para manter seus filhos na escola, conseguiam assim garantir o acesso deles à educação. Como o cartão TRI é pessoal e intransferível, essa possibilidade deixou de existir, uma vez que essas famílias precisariam recarregar os créditos de todos os seus filhos ao mesmo tempo”. A idéia do projeto nasceu de uma demanda dos estudantes levada ao então candidato a vereador Toni Proença, e acabou sendo incorporada às propostas de campanha. “É gratificante mais um compromisso cumprido, que vai ajudar os estudantes e suas famílias na luta cotidiana pela educação”.

- Dia do Bacharel em Turismo e Semana Municipal do Turismo – JÁ É LEI!
Por proposição do vereador Toni Proença, a data de 27 de setembro foi incluída no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre como Dia do Bacharel em Turismo, e a semana que inclui o dia 27 como Semana Municipal do Turismo, objetivando criar um período e uma ambiência favorável aos debates em torno do setor, à divulgação e propagação de artigos acadêmicos e a outras atividades que busquem desenvolver o turismo em Porto Alegre.

- Reciclagem do Lixo Eletrônico
A popularização e o aumento do comércio de aparelhos eletrônicos, como computadores, televisores, celulares, câmeras digitais e eletrodomésticos, rapidamente substituídos por modelos mais avançados, resulta em um grave problema ambiental, que é o acelerado crescimento de lixo eletrônico no Brasil, o que vem gerando uma enorme quantidade de resíduos eletrônicos que não têm uma destinação final ambientalmente adequada, tampouco a responsabilização de fabricantes e importadores pelo recolhimento deste tipo de lixo. Para tentar solucionar esta questão em Porto Alegre, irá a votação ainda este ano na Câmara o Projeto de Lei do vereador Toni Proença que estabelece normas e procedimentos para o gerenciamento, a destinação e a reciclagem de lixo eletrônico na Capital gaúcha. O grande marco será a criação de uma legislação municipal que trate sobre o destino final de componentes eletrônicos descartados, fomentando, a partir dos resíduos eletrônicos, iniciativas de inclusão social e profissional. “Iniciativas de reciclagem social do lixo eletrônico existem com êxito em Porto Alegre, como é o caso do Centro de Recondicionamento de Computadores do Cesmar, no bairro Rubem Berta, que oferece cursos de eletrônica, montagem e configuração de computadores a jovens carentes a partir de equipamentos descartados. O desafio é fazer com que mais iniciativas como essa aconteçam na cidade”, afirma Toni.

- Zonas de Interesse Turístico - ZITs
O Projeto de Lei nº 186/2009 cria as Zonas de Interesse Turístico (ZITs) no Município de Porto Alegre e dá as diretrizes para seu funcionamento. As ZITs são áreas da cidade que contenham equipamentos ou propriedades de interesse histórico, cultural, social, econômico ou ambiental, com peculiaridades reconhecidas como de potencial turístico. A delimitação visa incentivar o uso turístico dessas áreas, valorizar a vocação peculiar de cada região, potencializar as culturas locais e incentivar a geração de emprego e renda a partir da exploração do turismo. Para Toni, “a criação de Zonas de Interesse Turístico em Porto Alegre permite que comunidades com cultura, arquitetura, culinária ou natureza muito próprias – como o peixe na taquara, na Ilha da Pintada ou o belvedere, no Morro Santa Teresa – desenvolvam e se engajem em projetos de exploração sustentável do turismo, gerando renda para essas comunidades e espraiando e potencializando o turismo em toda a cidade”. “É uma oportunidade de incluirmos as comunidades no roteiro turístico da Copa de 2014”, completou.

- Aviso Prévio para Obras
Porto Alegre tem sido freqüentemente surpreendida pelo rápido crescimento da cidade que, em épocas de economia estável e expansão da construção civil, faz surgir mais e mais prédios na cidade. Por isso, não é raro associações de moradores organizarem manifestações contrárias a um empreendimento específico em seu bairro. Fecham-se ruas, fazem-se protestos, e tudo isso quando o empreendimento já está em avançado estágio de construção. Isso se dá porquê não se fez o debate necessário junto à comunidade que recebe o empreendimento e porquê os moradores locais não têm com antecedência acesso às informações que lhes permitam decidir sobre o que é melhor para sua região. Pensando nisso, o vereador Toni Proença protocolou o Projeto de Lei nº 201/09, que busca oferecer à sociedade, de forma antecipada, as informações referentes a empreendimentos que podem vir a causar impactos nas comunidades onde se instalarão. O projeto estabelece que o Município deverá remeter ao Fórum Regional do Orçamento Participativo e à associação de moradores as informações referentes a localização, categoria e atividade de novos empreendimentos imobiliários que venham a se instalar na região, possibilitando, assim, que a comunidade acompanhe as medidas compensatórias e contrapartidas prestadas pelo empreendedor.

- Preço por Quilo, Metro ou Litro
O Projeto de Lei nº 154/2010 torna obrigatória aos estabelecimentos comerciais divulgarem, juntamente com o preço dos produtos, os valores em porção correspondente a 1 Kilo, 1 metro ou 1 litro desses produtos. A proposta objetiva defender o consumidor e alertá-lo para o real preço que está pagando por um produto vendido em fascos de 50g, 1,3Kg, 600ml, 900g, etc. Toni exemplifica que um saquinho de 3g de orégano custa R$ 1,99 nos supermercados. Fazendo a conta, observa-se que o quilo do produto sai por R$ 663,33 dados que o consumidor não toma conhecimento. “Exemplos como esse temos muitos nos supermercados. Essa prática não orienta o consumidor sobre o real valor que está pagando pelos produtos. Outro exemplo denota de um cartucho de impressora vendido na quantidade de 7ml de tinta, com preço de R$ 25,00. Assim, um litro seria vendido por R$ 3.571,42, ou seja, mais caro do que o próprio computador”, justifica Toni.

- Hino à Negritude
O vereador Toni Proença protocolou, a pedido do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), Projeto de Lei que Institui no Município de Porto Alegre o Hino à Negritude, letra e música de autoria do Professor Eduardo de Oliveira, presidente nacional do CNAB. Pela proposta, O Hino à Negritude será executado em todas as solenidades oficiais que envolvam homenagens à raça negra. O Hino à Negritude, já é oficializado em várias cidades do Brasil e no Estado de São Paulo, e presta homenagem à raça que compõe parte importante do povo brasileiro. Estima-se em 43 milhões a população negra no Brasil. Considerando-se a miscigenação de nossa população, única em todo o Mundo, chegamos a 86% da população que carrega alguma herança cultural e sanguínea da raça negra. Em Porto Alegre, a pesquisa de autodeclaração de raça/cor do censo do IBGE de 2010 aponta que 10,21% das pessoas se intitulam negros. Esse número representa 24,18% do total de negros do Rio Grande do Sul.

- Transporte para o Orçamento Participativo
O Projeto de Lei nº 092/2012 institui o Programa Transporte Participativo, destinado a transportar cidadãos para a Rodada Única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP), e os conselheiros titulares e suplentes do Conselho do Orçamento (COP) participativo para fins de participação nas reuniões do COP, através do fornecimento de créditos correspondentes a 08 passagens de ônibus depositado mensalmente no cartão TRI de cada um dos conselheiros.

- Fundo de Fomento para o Camelódromo
O Projeto de Lei do Legislativo número 98/2009 objetivava oferecer alternativa para que os comerciantes populares estabelecidos no Camelódromo desenvolvessem suas atividades com êxito, especialmente no que diz respeito às obrigações com aluguel e condomínio. O Projeto instituía um fundo de administração a ser dirigido pelos próprios camelôs a partir da gestão do estacionamento existente no Centro Popular de Compras. Isso possibilitaria aos comerciantes populares uma alternativa sustentável para enfrentar dificuldades interpostas pela troca de modalidade dos camelôs, que anteriormente vendiam seus produtos nas ruas. Contudo, o projeto foi vetado pelo Prefeito, e muitos camelôs foram despejados.

- Homenagens
O vereador Toni Proença apresentou, ainda, cinco projetos a fim de homenagear personalidades, anônimas ou conhecidas, mas de grande importância para Porto Alegre. Como destaque ao desenvolvimento empresarial, Toni propôs e a Câmara homenageou como Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre o ex-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), José Paulo Dornelles Cairoli. Em atenção ao Meio Ambiente, Toni propôs e a Câmara aprovou a Comenda Porto do Sol a Júlio Silva de Oliveira, o Bagre, “importante ambientalista, forjado no dia a dia da defesa do nosso ecossistema, buscando, com seu trabalho, a preservação ambiental e, principalmente, a conscientização das pessoas, em especial das crianças. Por isso, Bagre é instrutor de pesca e meio ambiente no Clube Náutico Belém Novo, onde ensina jovens e crianças do projeto Vela Social a amarem o Guaíba assim como ele e seu pai”, afirmou Toni. Em homenagem às boas práticas na cidade, Toni propôs a entrega do Diploma Honra ao Mérito ao taxista Newton Roberto Lopes Boa Nova, principalmente por sua iniciativa de ser, a cada Natal, o “Papai Noel Taxista de Porto Alegre”. Mais recentemente, em homenagem às iniciativas de desenvolvimento social, Toni protocolou Projetos de Lei que visam homenagear com o Título de Cidadãos Eméritos de Porto Alegre a Léo Voigt e Andréia Martins. Léo Voigt é executivo de projetos sociais em organizações do Terceiro Setor, notadamente entidades de vínculo empresarial. Já Andréia Martins é fundadora e presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST), que desde 2006 trabalha para promover o Desenvolvimento Sustentável e os Direitos Humanos em Porto Alegre.


Ações
Nestes três anos e meio de mandato, o vereador Toni Proença participou de diversas ações. Vejamos algumas delas:

- Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura
Toni integrou a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara. Mais recentemente, representando a Frente Parlamentar, Toni passou a integrar o Grupo de Trabalho instituído para elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL), onde manteve diálogo permanente com a ONG Cirandar, o Conselho Regional de Biblioteconomia, a Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, a Associação Gaúcha do Escritor, o Instituto Goethe, a Câmara Rio-Grandense do Livro, entre outras instituições. Deste trabalho foi gestado o Projeto de Lei que instituiu o Plano Municipal do Livro e da Leitura de Porto Alegre, em atendimento ao Plano Nacional do Livro e da Leitura, que está desencadeando uma série de ações de incentivo à leitura na Capital Gaúcha, entre elas, a 1ª festa da Leitura.

- Frente Parlamentar Pela Erradicação da Miséria
A partir de artigo do vereador Toni Proença publicado no Jornal do Comércio, a Câmara iniciou debates sobre da necessidade de Porto Alegre se mobilizar para erradicar seus bolsões de pobreza extrema. No artigo e na Tribuna, Toni conclamou o Legislativo a encabeçar a formação de um grande comitê da sociedade porto-alegrense para erradicação da miséria na Capital: “conclamo os vereadores, a cidade de Porto Alegre, a população, as instituições, os Governos para enfrentarmos isso de alguma maneira, fazendo um esforço muito grande para apoiar as pessoas que hoje vivem em situação de pobreza extrema em Porto Alegre. Isso não é esforço só de um Governo, de um Parlamento; isso tem que ser esforço de toda a sociedade”. Após este movimento, a Câmara instalou a Frente Parlamentar de Combate à Miséria, realizou seminários e debateu alternativas para os focos de pobreza extrema na cidade.

- Frente Parlamentar em Defesa da Infância
O vereador Toni Proença integrou, em 2010, a Frente Parlamentar em defesa da Infância. Por proposição de Toni, a Frente Parlamentar realizou o Seminário Municipal de Combate ao Crack, com o objetivo de agregar forças da sociedade porto-alegrense no combate ao crack e na defesa das crianças e adolescentes. Autoridades, ONGs de prevenção e tratamento de viciados, acadêmicos e estudiosos do tema, líderes comunitários que se deparam com a problemática no dia-a-dia, formadores de opinião, imprensa e sociedade em geral debateram o estágio atual da droga entre os porto-alegrenses e apontem as formas de como a cidade deve enfrentar a questão.

- Frente Parlamentar Pela Reforma Urbana e Regularização Fundiária
Toni também compõe a Frente Parlamentar Pela reforma Urbana, instituída para trabalhar a implantação da política de desenvolvimento urbano e discutir a mobilidade, o planejamento urbano do programa de Habitação de Interesse Social e a regularização fundiária.em Porto Alegre. Por intermédio de uma proposta arrojada desta Frente, a Prefeitura e a Trensurb assinaram Termo de Cooperação Técnica para estudar a viabilidade de implementação de uma linha do Aeromóvel do Centro Histórico para a zona sul da Capital. Desde a assinatura do Termo em dezembro passado, a Metroplan já vem realizando os estudos preliminares, que pré-indicam que a linha terá aproximadamente 7,2km de extensão, e ligará a Usina do Gasômetro ao Jockei Club, no bairro Cristal.

- Frente Parlamentar do Turismo – Frentur
O vereador Toni Proença integra ainda a Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), que tem o objetivo de incentivar e fomentar a atividade turística na Capital, além de debater políticas públicas para o setor, buscando alternativas para o desenvolvimento do Turismo em Porto Alegre. Dessa forma, a Frentur vem realizando debates sobre temas como turismos náutico, religioso e cultural, orla do Guaíba, Usina do Gasômetro, Rua da Praia, museus, cinemas, cais do porto, feiras, festas e eventos em geral, transporte fluvial, vida noturna, centros culturais, praças e parques, entre outros.

- Criação do Imesf
“Participei ativamente da construção da solução desse caso. Nós começamos uma luta para que os agentes comunitários de saúde fossem contratados pela prefeitura. Aprovamos uma lei na Câmara e o prefeito a vetou seguindo uma sugestão do Ministério Público. Fomos novamente ao prefeito, criamos um Grupo de Trabalho que discutiu e apresentou uma proposta para a solução do problema com a criação do Imesf. O prefeito mandou a lei para a Câmara e lá a aprovamos”, lembrou Toni, durante ato de assinatura das carteiras de trabalho dos agentes comunitários de saúde pelo Intituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf).


Encaminhamento de Demandas
Toni utiliza as instâncias de debate e ferramentas de reivindicação da Câmara para buscar o atendimento de demandas apontadas pelas comunidades. Em diversas ocasiões, Toni acionou a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) para mediar conflitos entre as comunidades e o Poder Público, e também realizou diversos pedidos de providência. Em outros momentos, Toni recebeu moradores em seu gabinete ou foi pessoalmente às vilas conferir suas urgências e encaminhar entendimentos. Vejamos alguns desses atendimentos:

- Vila Dois Irmãos
Toni participou, a convite da associação de moradores, de diversas ações na Vila Dois Irmãos, bairro Rubem Berta. Junto com o presidente, Gentil Claudionor de Souza Lopes, Toni caminhou na vila para ver os problemas enfrentados pelos moradores. A pedido de Toni, a Divisão de Iluminação Pública da SMOV esteve na vila para realizar troca de lâmpadas que há tempo estavam apagadas. A CEEE também esteve na comunidade verificando a possibilidade de colocação de postes de energia elétrica nas casas para recebimento da rede elétrica.

- Loteamento Edgar Pires de Castro
A reivindicação das 150 famílias do Loteamento Edgar Pires de Castro, retiradas do Conjunto Habitacional Atílio Superti, já dura seis anos. A partir de diversas reuniões na Comissão de Direitos Humanos agendadas pelo vereador Toni Proença, e outras que Toni acompanhou na Comissão de Urbanismo e Habitação e até mesmo na Caixa Econômica Federal, ficou decidido que a Caixa vai lançar edital para construção das casas vai ocorrer tão logo receba do Governo do Estado o número da matrícula do imóvel, o que deve ocorrer em breve.

- Redutor de Velocidade no Beco das Moças
O vereador Toni Proença comemorou com a comunidade da rua Santa Rosa de Lima, antigo Beco das Moças, a implantação pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de três redutores de velocidade na via. Toni esteve no local para conferir de perto as lombadas. A instalação foi solicitada pelos moradores ao vereador Toni Proença após grave atropelamento a uma criança. A pedido de Toni, a EPTC foi até o local e realizou estudos técnicos para colocação de sinalização viária e dos redutores de velocidade. A EPTC constatou que, após receber melhorias, a rua se tornou uma alternativa aos motoristas que pretendem ir da Av. Assis Brasil à Av. Baltazar de Oliveira Garcia evitando o pesado fluxo de veículos da rua Bernardino Silveira Amorim. Com as melhorias, vieram também o aumento no número de veículos que utilizam a rua, o aumento da velocidade e o perigo de acidentes. Finalmente, no dia 10 de março deste ano, a EPTC procedeu à instalação dos quebra-molas.

- Água no Vale dos Pinheiros
A partir de solicitação de Toni, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara realizou diversas reuniões para encaminhar a instalação de água na comunidade, localizada no bairro Aberta dos Morros. Toni intermediou desde o início as negociações junto às partes envolvidas, como o acordo para a entrega de documentação por parte da direção da Cooperativa Habitacional Pra Morar ao DMAE e, mais tarde, troca de documentos entre a Pra Morar e a associação de moradores, que culminou na assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para instalação.

- Vila dos Sargentos
Toni esteve na Vila dos Sargentos, acompanhado da vice-presidente da Associação de Moradores, Maria de Fátima Rodrigues, para intermediar junto à CEEE a instalação de rede provisória de energia elétrica, junto ao DEP para a colocação de rede de esgoto no local, e junto à SMOV para manutenção permanente das ruas.

- Nova Chocolatão
Uma antiga demanda da cidade, a melhoria das condições sociais da vila Chocolatão, foi acompanhada de perto por Toni e foi assunto na Comissão de Direitos humanos da Câmara por diversas semanas, e se concretizou com a transferência da vila, em maio deste ano, para o novo loteamento, a Nova Chocolatão.

- Loteamento Otaviano José Pinto
No loteamento Otaviano José Pinto, bairro Lami, Toni levou pessoalmente o Termo de Anuência conquistado com sua intervenção junto à Procuradoria Geral do Município (PGM) e que permite a regularização da energia elétrica na comunidade (foto). A regularização da energia elétrica é mais um importante passo da comunidade da região Extremo Sul que sonha em ver o loteamento regularizado.

- Vila Glorinha
Na vila Glorinha, bairro Glória, Toni levou o programa Câmara na Cidade, da TV Câmara, para mostrar o trabalho social e comunitário desenvolvido pela Associação de Moradores da Glorinha através do seu presidente, Renan da Silva.

- Esgoto na vila Asa Branca
Toni esteve junto com a comunidade da Vila Asa Branca na sua luta e mobilização para que o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) desse continuidade nas obras de coleta e tratamento de esgotos na vila. Em assembleia realizada na vila, o DEP apresentou novo cronograma com prazos, e foi instituída um comissão de moradores para acompanhamento das obras, garantindo que a comunidade não ficasse mais sem informações, o que gerava angústia e insegurança.

- Luta pela Regularização da Vila Minuano
Os mais de 30 anos de luta da comunidade da Vila Minuano em busca da regularização fundiária estão ganhando novo capítulo esta semana. Um grupo de Trabalho organizado entre o Demhab e a comunidade para regularizar a vila desenvolve um amplo diagnóstico social com os moradores visando à regularização. São anos de luta da comunidade organizada na associação de moradores, presidida pelo líder comunitário Jorge Almeida. São anos de participação dos moradores nos fóruns do Orçamento Participativo. Em todos estes anos, o vereador Toni Proença esteve ao lado da comunidade.

- Sinalização no Passo das Pedras
Toni também acompanha de perto demandas das comunidades que geram pedidos de providência, como dos moradores da rua Luiz Caetano Antinolfi, no Passo das Pedras, que reclamaram de aumento excessivo de fluxo de veículos na via e solicitaram a intervenção de Toni para que fosse colocada sinalização no local, além da implantação de redutores de velocidade e sinaleira para travessia de pedestres.

- Transferência da Vila Foresta
Através da atuação da Comissão de Direitos Humanos, foi firmado acordo na Justiça Federal que permite o reassentamento de 42 famílias do Jardim Floresta em área no bairro Camaquã. A remoção é necessária para realização das obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho, e o acerto entre Infraero, Estado e Prefeitura resultará na construção de 42 apartamentos para as famílias. "O acordo mostra a importância do trabalho das comissões da Casa, em especial a Cedecondh, que mediou as negociações”, afirmou Toni.

- Bairro Jardim Isabel
A Câmara aprovou em 2009 o projeto de lei que transforma o Loteamento Vila Isabel em Bairro Jardim Isabel. O novo bairro de Porto Alegre, que fica próximo ao Morro do Osso e pertencia ao bairro Ipanema, foi criado após o vereador Toni Proença, a pedido da comunidade, ter solicitado a priorização do projeto para entrar na ordem do dia. Desde 1975 os moradores do Jardim Isabel organizaram-se por intermédio da Associação Comunitária Jardim Isabel-Ipanema (Ascomjip), e desenvolvem atividades voltadas à melhora da qualidade de vida no local. O nome Jardim Isabel foi escolhido pelos próprios moradores em assembléia-geral.

- Rua Hiroshima
A pedido da comunidade, o vereador Toni Proença desarquivou Projeto de Lei da vereadora Neusa Canabarro que deu o nome de Rua Hiroshima para logradouro não cadastrado no bairro Agronomia (região Lomba do Pinheiro). O Projeto foi levado a votação em junho de 2009 e aprovado e deu origem à Lei nº 10.772, de 17 de novembro de 2009.

- Câmara na Comunidade
Com o projeto Câmara na Comunidade, Toni visitou e encaminhou soluções nas vilas Herdeiros, Minuano, Gaúcha, Icaraí, Davi Canabarro, Taquareira, Jardim Marabá, Topázio, Esmeralda, Cruzeiro, Tecnológica, Liberdade, Esperança, Beco X, Jardim Ingá, Condomínio Mariante, Sertão I, Sertão II, Santo André e Tio Zeca, e os bairros Ponta Grossa, Tristeza e Petrópolis.

Toni lamenta veto à criação do Índice de Qualidade de Vida da Mulher

Felipe Dalla Valle (CMPA)

O Plenário da Câmara manteve, na última quarta-feira (27/06), o veto parcial do prefeito ao projeto do vereador Toni Proença que cria o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher e o Índice de Qualidade de Vida da Mulher. Dois itens vetados pelo prefeito dizem respeito à composição de indicadores “com métodos quantitativos e qualitativos” para a elaboração dos indicadores e subindicadores sociais e do Índice de Qualidade de Vida da Mulher, bem como ao artigo prevendo que o Executivo Municipal organize, anualmente, na semana relativa ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a prestação de contas pública da evolução – ou não – dos indicadores e subindicadores relativos à mulher no Município de Porto Alegre. De acordo com a justificativa do Prefeito, o veto à periodicidade anual para medição do indicador máximo se deve por considerar inexequível tal medida, “visto que o acesso a tais informações depende do Censo Demográfico, o qual ocorre decenalmente”. Na opinião de Toni, o veto demonstra uma acomodação do Executivo Municipal de não querer ir atrás da formulação desses dados e ficar esperando apenas o Censo do IBGE para que este – e não a Prefeitura – aponte como está a qualidade de vida da mulher em Porto Alegre: “O Município se esquivou de fazer o levantamento dos dados anualmente. Não quer ter trabalho de levantar indicadores que permitiriam uma melhor destinação de recursos em projetos e políticas públicas voltadas à mulher porto-alegrense”.

Bibliotecários defendem importância dos profissionais no mercado


Leonardo Contursi (CMPA)
O representante legal dos bibliotecários concursados do município de Porto Alegre, advogado Eduardo Carrion (foto), ocupou na última segunda-feira (25/06) o período destinado à Tribuna Popular, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da Capital, para falar sobre a importância do bibliotecário no mercado de trabalho. Na ocasião, o vereador Toni Proença disse de sua luta pela aprovação do Plano Municipal do Livro e da Leitura, e propôs a lotação de bibliotecários nos Centros Administrativos Regionais (CARs) como forma de organizar a política de mediação de leitura nas escolas infantis do município: “Nessa caminhada, aprendi que talvez pudéssemos – foi uma das sugestões do Grupo de Trabalho – ter bibliotecárias em todas as 17 regiões em que há a distribuição política do Orçamento Participativo, para que pudessem organizar as creches comunitárias. Que esta Casa possa fazer uma Moção de Apoio ao aproveitamento dos concursados para que possam ser lotados nos Centros Administrativos Regionais para organizar, sistematizar, e fazer a mediação de leitura nas creches comunitárias”.

Durante sua manifestação, Carrion falou da prática, pelo Executivo Municipal, de desvio de função nesta atividade. Citou casos considerados por Carrion como “inusitados”. “Bibliotecários se afastam para participar de fóruns e congressos e pessoas não especializadas assumem as bibliotecas nas escolas e nas secretarias do município”, disse ele. Carrion falou ainda que uma auxiliar de cozinha chegou a assumir a função de bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. “Esta notícia, de tão grave, chegou a ser veiculada na imprensa”. Carrion também comentou que, em março de 2009, foi realizado um concurso público para preenchimento de 39 vagas de bibliotecários no município de Porto Alegre. “Até o momento foram feitas seis convocações e somente quatro nomeações, pois dois chegaram a desistir”, enfatizou Carrion. O bibliotecário pediu a sensibilização dos vereadores em relação à situação. “Que iniciativas sejam tomadas junto ao Executivo”, pediu ele.

A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Angélica Conceição Dias Miranda, também usou a Tribuna para manifestar-se. Falou que existem atualmente, no país, 41 cursos de biblioteconomia e que, mesmo assim, na sua opinião, faltam profissionais. “No Estado temos só dois cursos.” Ela disse ainda que os bibliotecários não querem que a profissão seja exercida por leigos. “Somente queremos exercer nosso direitos que foram regulamentados há 50 anos”.

Penalidades devem ter rigor no novo Código de Posturas


Felipe Dalla Valle (CMPA)
Na noite da última terça-feira (26/06), a Comissão Especial que revisa o Código de Posturas da Capital debateu, na Câmara, a importância de rever as penalidades e multas previstas na legislação que ordena a convivência democrática. De acordo com o promotor de Justiça César Faccioli, o novo código deve ter arrojo e legitimação. “As sanções devem estar previstas com rigor caso não haja cumprimento das normas. As multas acabam sendo um caminho eficaz para impedir a má conduta”, frisou, ao reiterar que os valores devem ser revisados.

Ainda segundo o promotor, a mudança de cultura não vai acontecer de uma hora para a outra, mas é preciso começar a construir uma alternativa. “Não se faz alquimia na gestão pública, mas o Código de Posturas irá representar o marco regulatório para modificar o costume mal educado das pessoas com a urbanidade”, refletiu. Atualmente, a legislação prevê que os infratores estejam sujeitos a penalidades como advertência, reparação de danos, multa, interdição parcial ou total da atividade, fechamento do estabelecimento, cassação do alvará e apreensão de bens.

Para Clarissa Fernandes Bohrer, da Procuradoria Geral do Município (PGM), a lei é apenas o pano de fundo para que mudanças substanciais sejam iniciadas na sociedade. “A penalidade precisa ser aplicada com rigor para que haja respeito e disciplina, mas as mudanças de comportamento na cidade serão sentidas à longo prazo”, afirmou, ao defender que haja inclusive graduação das penalidades conforme o contribuinte.

Grupo de Trabalho elabora documento para luz em loteamentos irregulares


Elson Sempé Pedroso (CMPA)
A criação de um Grupo de Trabalho para elaboração de documento que permita à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) o fornecimento de luz em áreas irregulares da Capital foi o principal encaminhamento de reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (29/06). Na presença do Ministério Público do Estado, prefeitura e CEEE, ficou acordado que um documento único vai ser elaborado dando uma espécie de “carta banca” à Companhia para o fornecimento de energia às residências localizadas em loteamentos clandestinos com possibilidade de regularização fundiária ou em áreas invadidas com possibilidade de assentamento provisório ou permanente.

Para o assistente executivo da presidência da CEEE, a companhia perde em não regularizar a luz nestas áreas. José Antonio Quevedo disse que o interesse maior neste processo está justamente na regularização do fornecimento de luz, porque somente desta forma a companhia poderá cobrar pelos serviços. “Trinta por cento da nossa perda global na Capital, ocorrem dentro destas comunidades irregulares”, afirma.

Conforme o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, a prefeitura tem interesse em solucionar o problema, fornecendo cartas e anuência à Companhia Estadual de Energia Elétrica consentindo na execução dos serviços. No entanto, garante Marcos Botelho, “só podemos dar anuências em áreas públicas e não nas particulares”. Ele citou que recentemente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou as resoluções 414 e 479, alterando a forma do processo de liberação. “Vai ser preciso fazer um estudo para saber quais as responsabilidades do município”.

Já para o promotor de Justiça Luciano Brasil, da Promotoria de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público (MP) do Estado, estas resoluções da ANEEL são extensas e precisam ser bem analisadas. “O MP se propõe a discutir e analisar estas alterações para agilizar o encaminhamento e encontrar soluções”, garante Brasil. Promotor também demonstrou interesse nesta questão: "é um problema que vem se arrastando na promotoria e pode se chegar a um acordo por meio desta ação conjunta".

Grupo

Citando uma lista de áreas que aguardam pela regularização de energia elétrica na Capital, os vereadores da Cedecondh encaminharam o acordo para a formação do Grupo de Trabalho que se reunirá já na próxima semana, visando um estudo das resoluções propostas pela ANEEL para resguardar a CEEE de complicações futuras no fornecimento de energia aos loteamentos irregulares. Também ficou estipulado um prazo de no máximo 60 dias para que os estudos sejam feitos e o documento esteja concluído.

04 de julho é dia de votação de prioridades do Orçamento Estadual


Divulgação (Palácio Piratini)
O processo participativo de elaboração do Orçamento Estadual de 2013 está em pleno andamento. Já aconteceram 28 Audiências Públicas Regionais, 515 Assembléias Municipais em 494 municípios gaúchos e 28 Fóruns Regionais, envolvendo a participação de mais de 70.000 pessoas. O próximo passo é a Votação de Prioridades, que acontece na próxima quarta-feira (04/06), nas 28 regiões do estado. Este ano o processo de votação tem novidades. Além da votação presencial e por internet, já conhecidas a população de todas as regiões poderá utilizar dispositivos móveis (smartphones) e na região de Porto Alegre (Metropolitana-Delta do Jacuí) e no Vale dos Sinos poderá utilizar telefones celulares convencionais, votando através do envio de SMS (torpedos).

Na região de Porto Alegre (Metropolitana-Delta do Jacuí), você pode votar em até quatro demandas das seguintes constantes no Campo 1 da cédula de Votação:
- Na área de Desenvolvimento Econômico, as demandas são: Fomento e Incentivo às Cadeias Produtivas de Economia Solidária; e Parque Tecnológico e Incubadoras Tecnológicas;
- Na área de Desenvolvimento Social, a demanda é: Capacitação e Qualificação Profissional;
- Na área de Desenvolvimento Urbano/Habitação, as demandas são: Regularização Fundiária e Reassentamento em Áreas do RS; Expansão do Abastecimento de Água Potável no Meio Rural; e Pavimentação e Capeamento Asfáltico;
- Na área de Saúde, as demandas são: Reforma e Adequação dos Hospitais; e Reforma e Adequação de Unidade Básica de Saúde;
- Na área de Segurança Pública, a demanda é: Aquisição de Viaturas e Caminhões de Bombeiros;
- Na área de Educação, a demanda é: Equipamentos e Materiais Permanentes para as Escolas;
- Na área de Cultura: a demanda é: Construção, Reforma e Modernização de Espaços Culturais;
- Na área de Esportes, a demanda é: Construção/Ampliação de Espaços para Prática Esportiva;
- Na área Secretaria de Mulheres, a demanda é: Fortalecimento e Expansão dos Serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; e
- Na área de Justiça e Direitos Humanos, as demandas são: Enfrentamento ao Crack e à Drogadição; e Atenção às Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades.

No campo 2 da Cédula de Votação, você pode escolher até duas prioridades estratégicas, entre:
- Saúde: Construção de Hospital Regional;
- Meio Ambiente: Implantação de Planos, Programas e Projetos Ambientais;
- Desenvolvimento Social: Ampliação da Rede de Atendimento à Família;
- Segurança Pública: RS na Paz; e
- Educação: Ampliação das Vagas no Ensino Médio e Técnico

Participe.

Semana que vem acontece a 1ª Festa da Leitura de Porto Alegre


Com o empenho e apoio do gabinete do vereador Toni Proença, acontece, de 2 a 7 de julho (segunda a sábado, das 9h às 18h), a 1ª Festa da Leitura de Porto Alegre. O evento, promovido pelo Clube dos Editores do RS, será na Praça de Eventos do Mercado Público. Durante toda a semana serão realizadas ações de estímulo à leitura e oficinas de mediação de leitura abertas ao público. No local haverá a exposição de 22 estandes de editoras gaúchas, além de entidades parceiras. Esta 1ª edição da Festa da Leitura tem como Estado convidado Minas Gerais, e contará, inclusive, com a presença do Clube de Editoras Mineiras.

Na parte da manhã, das 9h às 12h, serão oferecidas oficinas de mediação de leitura para bibliotecários, professores e público interessado, no Auditório Popular do Mercado (sala 10), no segundo andar. Destacam-se as oficinas do grupo Tessituras, da ONG Cirandar, da escritora Jane Tutikian e o Sesc Mais Leitura / Simões Lopes Neto.

As atividades de estímulo à leitura, como contações de história, leitura silenciosa, leitura em público, leitura em braile e libras, leitura com música, leitura com teatro, leitura em grupo e outras formas de mediação vão acontecer no espaço central da praça à tarde. Bem diversificada, a programação, direcionada a crianças, adolescentes e adultos, terá entrada franca.

O evento tem por objetivo fortalecer e difundir técnicas de estímulo à leitura, visando a multiplicação de recursos e a qualificação da rede cultural. O presidente do Clube dos Editores Jerônimo Braga destaca a importância desta formatação multiplataforma, que reúne as esferas federal, estadual, municipal e comunitária. “A Festa apresenta a força de um rico painel do que acontece em leitura no Estado, no presente momento, onde, por quem, e de que forma. Assim que lançamos a ideia, recebemos o apoio e o engajamento imediato de diversos setores da sociedade”, coloca Jerônimo.


Toni visita creche na vila Pitinga


Rodrigo Riegel Machado (Gabinete)

Na última quinta-feira (28/06), o vereador Toni Proença foi até a vila Pitinga (região Restinga) para visitar a creche comunitária Gotinha do Amor, mantida com muita garra pela Adaiane Torres (na foto com Toni).

Festa Junina da Vila Nossa Senhora das Graças

Rodrigo Riegel Machado (Gabinete)
O vereador Toni Proença prestigiou, no último sábado (23/06), a convite dos moradores, a festa junina da vila Nossa Senhora das Graças, no bairro Cristal (região Cristal). Na foto, Toni está com a agente comunitária de saúde Solange Guhl, uma das organizadoras do evento.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PPL realiza Convenção e homologa candidatura de Toni Proença a vereador



Carlos Dalenogare (Gabinete)Nina Alencar (PPL-RS)
O Partido Pátria Livre de Porto Alegre realizou, na manhã do último sábado (23/06), a Convenção Municipal do Partido para oficializar o apoio a Adão Villaverde (PT) na disputa pela Prefeitura e as candidaturas de Toni Proença e Jaqueline Sanchotene à Câmara de Vereadores. O evento, realizado no salão de eventos da Igreja Pompéia, reuniu mais de 300 filiados do partido. Em um discurso emocionado, Toni festejou o crescimento do partido na Capital e destacou o apoio do partido ao candidato petista: “não quero fazer campanha para quem não tenha emoção, que trabalhe no cálculo frio. Villaverde tem compromisso com o povo, sabe se emocionar e indignar-se”, disse. Jaqueline Sanchotene enfatizou sua trajetória no meio cultural: “essa é minha primeira eleição que participo como candidata, e, como trabalhadora da cultura, venho somar apoio e eleger Adão Villaverde para prefeito”. O pré-candidato Adão Villaverde, ovacionado pelos presentes, resgatou o papel que o PPL cumpre na política brasileira: “um partido que tem apenas três anos de legalidade política tem uma história que transporta, nas melhores tradições e soberania deste País, que foi a Era Vargas, e que, agora, é capaz de fazer o resgate do desenvolvimento nacional, quando todos diziam que, depois da globalização, era impossível construir governos nacionais com soberania, autonomia, independência”. O Presidente do PPL de Porto Alegre, Márcio Cabreira, afirmou que a candidatura de Toni representa a sociedade como um todo, e o objetivo do partido é fazer de Toni o vereador mais votado de Porto Alegre: “Toni Proença é o candidato mais capaz, mais comprometido com a luta e com a nossa cidade”.

Código de Posturas: conscientização e educação devem ser prioridades


Leonardo Contursi (CMPA)
A Comissão Especial da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu, na noite da última terça-feira (19/06), o tema Posturas Municipais para Preservação do Meio Ambiente. Esta foi a 7ª reunião da comissão que está analisando e revisando o Código de Posturas da Capital. O painelista Marcelo Leal Markusons, Assessor Jurídico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), disse que o atual texto traz conflitos de norma ambiental. Defendeu uma legislação mais severa, principalmente em relação à penalização. Citou como exemplos a multa irrisória a quem infringe a proibição de pescar em parques. Informou que pelo código vigente é de 3,5 unidades financeiras municipais (UFMs). Observou que a punição para a colocação de outdoors é de 17,5 UFMs. Defendeu a educação ambiental como imprescindível, mas reforçou que a penalidade mais severa também faz parte da educação ambiental. Também defendeu que o alvará só seja expedido após o licenciamento ambiental como forma de evitar confusões. Informou que a principal demanda de reclamações à Smam tem sido de poluição sonora.

Premiação

Gustavo da Silva Santana, Procurador do Município de Alvorada e mestre em direito público e especialista em direito ambiental defendeu a sanção premial, que seria o reconhecimento e a premiação do Executivo às pessoas que cumprem a legislação, criando um constrangimento aos demais. “Seria uma placa institucional informando que aquela casa ou condomínio segue a legislação”, exemplificou. Também afirmou que o Executivo é obrigado a informar os cidadãos, e citou como exemplo as pessoas não sabem quanto representa cinco decibéis. Sugeriu que seja agregada ao novo texto uma linha de conduta que leve em consideração os princípios ambientais, tais como a prevenção e a participação. Destacou ainda a importância da educação ambiental mas ressaltou que a sociedade brasileira não tem a cultura de participar e reivindicar.

Educação

O engenheiro Darci Campani, representando a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Ufrgs, observou que o atual código segue atual em vários pontos, mas que há a necessidade de atualização. Considera que um dos avanços que devem ocorrer é sobre o uso da água. Lembrou que muitas pessoas ainda lavam calçadas com água tratada. Também disse que é preciso ter mais agilidade para a aplicação da Lei. Acredita que, além da educação ambiental, é preciso conscientizar a população e caracterizar melhor o valor das multas.

O Engenheiro Marcelo Neubauer, Coordenador do Fala Porto Alegre 156, disse que o maior desafio atual é ampliar o plantão para recebimento de demandas. Informou que as principais queixas têm sido em relação à poluição sonora, sendo registradas cerca de 60 por mês. Acrescentou que também é difícil identificar a competência em alguns casos. Segundo ele, outro problema que vem gerando reclamações, são os depósitos de sucatas em vias públicas.

O próximo encontro está marcado para o dia 26 de junho, às 19h, para tratar do tema Penalidades no novo Código de Convivência e a Lei do Procedimento Administrativo. A série de debates começou no dia 24 de abril com a conferência do antropólogo Roberto DaMatta. O atual Código de Postura foi criado em 1975. O relatório prévio da Revisão do Código de Posturas e o texto final elaborado a partir dos debates da comissão especial deverão ser apreciados pelos vereadores no dia 3 de julho. Os debates das terças-feiras são abertos ao público e realizados na sala 301 (Comissões) do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre, sito a Avenida Loureiro da Silva, 255.