sexta-feira, 30 de março de 2012

Toni participa de ato contra desindustrialização

Rodrigo Riegel Machado (Gabinete)
O vereador Toni Proença participou, na última segunda-feira (26/03), do “Grito de Alerta — O Brasil não pode parar”, promovido por lideranças sindicais, empresários e estudantes em defesa da produção e do emprego, no Centro de Porto Alegre. O Grito de Alerta foi o primeiro de uma série de manifestações previstas para acontecer em mais nove capitais do País, nos próximos dias, pedindo mais empregos e a retomada da pujança da indústria nacional, e vão culminar em um ato em Brasília, buscando pressionar para que o Banco Central adote medidas para baixar os juros. Ao final do Ato, os representantes das Centrais Sindicais, dos empresários e dos estudantes entregaram um documento, elaborado em conjunto, ao governador Tarso Genro e à presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach (PSDB). Intitulado “Medidas emergenciais para retomada da indústria nacional”, o texto está dividido em cinco capítulos e contém 22 itens onde são sugeridas medidas para estancar a desindustrialização do país. O governador anunciou que o documento será levado por ele para a presidente Dilma Roussef.

Jornal Metro destaca força da militância jovem do PPL

Reprodução (Jornal Metro)
A edição do Jornal Metro da última terça-feira (27/03) destacou a participação da juventude estudantil no “Grito de Alerta — O Brasil não pode parar”, trazendo como foto de capa a presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (Umespa), Letícia Moreira no comando do megafone, juntamente com demais integrantes da Juventude do Partido Pátria Livre (JPL) no ato contra a desindustrialização. Parabéns Letícia, Umespa e JPL!

Artigo: A urgente regularização elétrica nas vilas


Rodrigo Riegel Machado (Gabinete)
Transcrevemos aqui artigo do vereador Toni Proença publicado no Jornal do Comércio da última terça-feira (27/03).

A urgente regularização elétrica nas vilas
Toni Proença

Energia elétrica é absolutamente essencial. A garantia do funcionamento do Estado e da realização dos fins consagrados constitucionalmente para a sociedade civil pressupõe o fornecimento regular de energia elétrica. Aos direitos fundamentais – a vida, a liberdade, a satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde, educação e moradia – vem se somar o acesso à energia. Garantir o acesso pleno e regular à energia elétrica, de forma que atenda às necessidades da população, é, portanto, um direito constitucional dos cidadãos. A energia elétrica pode ser associada à melhoria da qualidade de vida, como fator de produção, desenvolvimento econômico e geração de empregos. A exclusão social moderna também se dá por falta de acesso à energia.

O desenvolvimento tecnológico, ao mesmo tempo que é um bem para a humanidade, aumenta a distância entre os “sem energia” e os “com energia”. O progresso e todos os aparatos que permitem o funcionamento de equipamentos urbanos hoje não funcionam sem energia elétrica. Isso sem falar da internet e o acesso à informação, que estão intimamente ligados a ela. Nesse sentido, nada mais justo e inclusivo que aplicar parte dos recursos que a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) receberá da União – em janeiro o governador Tarso Genro e a presidente Dilma Rousseff assinaram termo de pagamento da dívida de R$ 3 bilhões da União com a CEEE – em projetos que beneficiem milhares de comunidades que hoje não dispõem de energia elétrica regularizada, o que historicamente acarreta prejuízos à população e à própria CEEE.

Com a dedicação de parte dos recursos à regularização, a CEEE reduz o consumo de energia sem o devido planejamento, pois esta passaria a ser paga na forma de tarifa social pela população. Assim, a CEEE passa a poder redimensionar sua rede sabendo o exato consumo demandado. Mais do que isso, a fuga de energia se transformaria em receita, um dinheiro que hoje não existe e passaria a aportar nos cofres todo o mês. Bom negócio para a CEEE, melhor ainda para as comunidades.

Toni visita comunidades a convite dos moradores


Rodrigo Riegel Machado (Gabinete)
Rodrigo Riegel Machado (Gabinete)
O vereador Toni Proença usou a semana para visitar algumas comunidades e projetos desenvolvidos por lideranças comunitárias. Na última terça-feira (27/03), a convite da diretoria do Esporte Clube Cruzeirinho, Toni esteve na vila Cruzeirinho (região Cruzeiro) conhecendo o clube e o trabalho realizado pela associação junto aos moradores (foto a cima). No mesmo dia, Toni esteve na Creche da Boa Esperança, na vila Orfanotrofio (região Cruzeiro), a convite da direção da escola infantil (foto a baixo). Em ambas as agendas, Toni esteve acompanhado de Alcides Ribeiro da Silva. Na quarta-feira (28/03), Toni foi até a Restinga, onde esteve com a Terezinha e a Almerinda, lideranças da Associação de Moradores da Chácara do Banco, e com a Cinara, líder comunitária da vila Rocinha. Ainda na quarta, Toni visitou o bairro Ponta Grossa (região Extremo Sul), quando esteve com a líder comunitária Tia Inês, e o Beco do Guará, no bairro Guarujá (região Sul), quando esteve com a Dona Yolanda. Já na última quinta-feira (29/03), Toni foi até a vila Funil, no bairro Camaquã (região Centro-Sul), acompanhado da líder comunitária Laura, e na vila Campos do Cristal (região Cristal), acompanhado da líder Maria de Lourdes.

Câmara fará sessões extras para vencer votações


Tonico Alvares (CMPA)
A Mesa Diretora e os líderes da Câmara Municipal (foto) deliberaram, em reunião ocorrida na última quarta-feira (28/03) que, na semana que vem, será feito esforço concentrado para vencer a pauta de projetos represados na Ordem do Dia. Como dois projetos foram votados na tarde da última quarta-feira (28/03), entre eles um veto que trancava a pauta, na segunda-feira os vereadores deverão iniciar uma série de sessões extraordinárias para apreciar 15 projetos do Legislativo e 10 do Executivo Municipal, estes encaminhados em caráter emergencial. Entre as proposições de interesse da prefeitura, está a solicitação para a criação de 51 cargos de enfermeiros. Pelo acordo, os integrantes da Mesa e os líderes dos partidos confirmaram a realização de sessões extraordinárias nos três turnos da próxima segunda-feira (02/04) e na terça-feira (03/04) pela manhã e à tarde. Em função disso, as reuniões das comissões permanentes previstas para a terça-feira serão reagendadas. As matérias enviadas pelo Executivo, em regime de urgência, só podem ser votadas até a manhã da próxima quarta-feira em razão de prazos estabelecidos pela Lei Eleitoral. “São proposições que tratam de criação de cargos e gratificações que tem como limite o dia 4 de abril, que corresponde a seis meses antes do pleito”, explicou.

Baile da Cidade encerra comemorações dos 240 anos de Porto Alegre

Ricardo Stricher (PMPA)

O 23ª Baile da Cidade, em comemoração ao aniversário de 240 anos da Capital, será realizado neste sábado (31/03), a partir das 20h30, no espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção), com entrada franca. Coroando as comemorações da 53ª Semana de Porto Alegre, o baile inicia com o sambista Caio Martinez e o grupo Gafieira Elétrica. No repertório, clássicos da MPB de nomes como João Nogueira, Ary Barrozo e Djavan. A Banda Municipal de Porto Alegre, sob a regência do maestro André de Oliveira, traz ao palco doze convidados que irão interpretar as canções que festejam a cidade. Estarão no palco Kleiton & Kledir, que irão cantar “Deu Pra Ti”, Nei Lisboa com “Berlim Bom Fim”, Bebeto Alves com “Pegadas”, Isabella Fogaça com “Porto Alegre é Demais”, Gelson Oliveira com “Ramilonga”, Raul Ellwanger com “Pealo de Sangue”, Vitor Hugo com “Horizontes”, Gisele de Santi com “Menino Deus”, Cigano com “Porto City”, Lourdes Rodrigues com “Alto da Bronze”, Ângela Jobim com “Rua da Praia” e Luciah Helena com “Porto dos Casais”. Os arranjos das canções ficaram a cargo dos maestros Garoto e Tasso Bangel. A Banda Essência será a responsável por encerrar a festa.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Siga o Toni no Facebook


O vereador Toni Proença criou seu próprio perfil no Facebook. Agora você pode seguir o Toni na rede, saber o que ele anda fazendo na Câmara e nas comunidades, e mandar seu recado diretamente para o vereador. É mais um canal de acesso que abrimos à população. Acesse AQUI.

Câmara aprova criação do Índice de Qualidade de Vida da Mulher


Os vereadores de Porto Alegre aprovaram na última quarta-feira (21/03), o Projeto de Lei do vereador Toni Proença que cria o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher e o Índice de Qualidade de Vida da Mulher. Ao defender sua proposta, Toni afirma que, “com a criação deste Sistema, será possível instituir meios de aglutinar e divulgar informações técnicas sobre o modo de vida e características específicas da mulher portoalegrense”. Conforme explicou, o projeto permite que, “com informações pertinentes, os recursos investidos pelo município de Porto Alegre em políticas voltadas às mulheres possam ser empregados de forma mais eficaz”. Para Toni, “a instituição de um sistema de diagnóstico e de um índice de qualidade de vida, além de buscar subsídios estatísticos que proporcionem o mapeamento da situação da mulher em Porto Alegre, vai aprimorar a formulação de políticas públicas em defesa e pelo desenvolvimento da mulher”. 

Entenda o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher


O Projeto de Lei aprovado que institui o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher e o Índice de Qualidade de Vida da Mulher foi protocolado pelo vereador Toni Proença no dia 08 de março de 2010, para marcar o Dia Internacional da Mulher (foto àa cima). A Proposta foi formulada em parceria com a Federação das Mulheres Gaúchas (FMG), que esteve presente com o vereador na hora de protocolar o Projeto (foto a baixo). Pelo texto aprovado, Porto Alegre passará a contar com indicadores sociais relativos à mulher de forma territorializada nas 17 regiões da cidade, que constituirão o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher, e deverá ser composto por informações quantitativas que caracterizem as condições de vida, situação econômica, acesso à saúde e educação, participação política e comunitária, entre outras. Essas informações objetivas permitirão avaliar a população feminina maior de 16 anos, sua condição e qualidade de vida em Porto Alegre. Da tabulação de todos os indicadores sociais resultará o Índice de Qualidade de Vida, um número objetivo que será o indicador máximo que medirá, anualmente, a qualidade de vida e a situação da mulher no Município de Porto Alegre. Esse índice permitirá avaliar a evolução da qualidade de vida, da pluralidade de gênero e do desenvolvimento da mulher em cada uma das regiões da cidade em Porto Alegre como um todo. A Lei também define que O Executivo Municipal organizará, anualmente, na semana relativa ao Dia Internacional da Mulher, prestação de contas pública da evolução dos indicadores e subindicadores relativos à mulher.

Toni se licencia da vereança por uma semana


O vereador Toni Proença se licenciará do cargo de vereador na próxima semana para dar lugar à suplente, vereadora Maristela Maffei (PCdoB). O gesto, uma homenagem de Toni e do Partido Pátria Livre ao Partido Comunista do Brasil, permitirá ao PCdoB ocupar a cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre na semana em que comemora 90 anos de existência (25 de março de 1922). Toni reassume sua cadeira no Parlamento Municipal em abril.

Toni esteve na Vila Farrapos com o Câmara no Bairro


A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou, nesta sexta-feira (23/03), pela Vila Farrapos, zona norte da Capital, uma maratona de visitas pela cidade no sentido de ouvir as comunidades, detectar problemas e colher exemplos positivos da administração pública. O Câmara nos Bairros, previsto para todas as sextas-feiras, faz um passeio acompanhado dos moradores, que vão detalhando agruras e necessidades, mostrando o sentimento de cada um. A visita começou pela Casa de Bombas nº 5 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) na Rua Jaime Tolpolar esquina Adelino Machado de Souza. A principal queixa foi o número de alagamentos em dias de chuva. Segundo os moradores, as bombas não vencem o escoamento da água. Ivone Gomes, presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Assdecom), falou da insegurança constante em dias de chuva quando não apenas as ruas, mas os pátios das casas ficam debaixo d’água. “Não é nenhuma novidade a água entrar nas casas”, denuncia. Disse que o bairro cresce e com isso é preciso aumentar a capacidade da casa de bombas. A grande quantidade de lixo nas ruas e nos pátios foi outra reclamação, pois aumenta a proliferação de animais, principalmente ratos, baratas e mosquitos. Ao lado disso, o lançamento de detritos, como restos de construções, no meio-fio colabora bastante com os alagamentos, aumentando os problemas de saúde, “principalmente das crianças que circulam pelas ruas, indo ou voltando das escola, segundo Ana Reni Rodrigues, vice-presidente da Assdecom. A construção da Arena do Grêmio também provocou um aumento na demanda de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Muitos dos trabalhadores, em torno de 2.500, se instalaram com suas famílias nas proximidades e procuram atendimento no local. Isso fez crescer consideravelmente o volume de pessoas procurando a unidade, segundo a médica Rejane Frazão. Além disso, há uma deficiência de profissionais da saúde. “Temos hoje um prontuário de quase 7 mil atendimentos”, diz ela, alegando a necessidade de médicos da saúde da família e clinico geral. O vereador Toni Proença (PPL), que participou da visita, propôs que a empreiteira OAS, responsável pela construção da Arena, seja procurada e que haja uma negociação de contrapartida da empresa para ampliar o atendimento à saúde naquela Unidade de Saúde e arredores.

Direitos Humanos: Reunião no Demhab encaminha soluções para Vila Dique


O vereador Toni Proença, representando a Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Segurança Urbana da Câmara Municipal (Cedecondh), se reuniu na última sexta-feira (16/03) com representantes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), na sede do Demhab, para debater e encaminhar soluções para casos identificados de moradores que ainda permanecem na Vila Dique em área que está sendo removida pela prefeitura municipal por estar em local considerado impróprio para moradias, além da necessidade de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. A avaliação caso a caso atende a uma solicitação da Comissão de Direitos Humanos encaminhada em reunião no dia 13 de março, por proposição de Toni.

Toni comemora implantação de lombadas no Beco das Moças



O vereador Toni Proença comemorou com a comunidade da rua Santa Rosa de Lima, antigo Beco das Moças, a implantação pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de três redutores de velocidade na via. Toni esteve no local no último sábado (17/03) para conferir de perto as lombadas. A instalação foi solicitada pelos moradores ao vereador Toni Proença no dia 27 de dezembro do ano passado, após grave atropelamento a uma criança. Em 04 de janeiro, Toni acompanhou a EPTC em visita ao local para realização de estudos técnicos para colocação de sinalização viária e dos redutores de velocidade. A EPTC constatou que, após receber melhorias, a rua se tornou uma alternativa aos motoristas que pretendem ir da Av. Assis Brasil à Av. Baltazar de Oliveira Garcia evitando o pesado fluxo de veículos da rua Bernardino Silveira Amorim. Com as melhorias, vieram também o aumento no número de veículos que utilizam a rua, o aumento da velocidade e o perigo de acidentes. Finalmente, no dia 10 de março, a EPTC procedeu à instalação dos quebra-molas.

Almoço no bairro Mário Quintana e visita ao Jardim Protásio Alves


No último sábado (17/03), a convite da comunidade, o vereador Toni Proença participou de almoço na Associação Natureza Cidadania e Paz (Nacipaz) em comemoração ao aniversário do bairro Mário Quintana, região Nordeste (foto). Após, Toni foi até o Jardim Protásio Alves (região Norte), onde visitou a área ocupada acompanhado da líder comunitária Bianca.

Toni prestigia reuniões de núcleos do PPL



O vereador Toni Proença tem ido a reuniões dos núcleos de bairro do Partido Pátria Livre (PPL), organizadas por lideranças comunitárias em diversas regiões da cidade. No último sábado (17/03), Toni esteve na Vitória da Conquista (região Norte), prestigiando a reunião de núcleo organizada pelo líder comunitário Pai Nilton (fotoa cima). Ainda no sábado, Toni acompanhou a reunião do núcleo do PPL na Vila da Páscoa (região Norte), organizado pela líder comunitária Maria Helena. Na noite da última quarta-feira (21/03), Toni prestigiou o núcleo do PPL no Loteamento Santa Terezinha, organizado pela líder Jurema. Já nesta última quinta-feira (22/03), Toni foi ao extremo sul da cidade, no bairro Belém Novo, prestigiar a reunião de núcleo organizada pelo líder José Acrísio Fraga (foto a baixo).

Imesf abre concurso para 1.145 vagas


O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) vai contratar 1.145 servidores por meio de concurso. As inscrições ficam abertas até 9 de abril. Podem ser feitas pelo site www.lasalle.org.br, da Fundação La Salle, vencedora da licitação para realizar o processo seletivo. Com a contratação desses novos servidores, será completado o quadro funcional do Imesf, que já conta com 242 agentes comunitários de saúde. Atualmente, 43% da população de Porto Alegre têm cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que dispõe de 171 equipes. Com a criação do Imesf, a proposta é ampliar o número para 201 equipes até dezembro de 2012. Cada uma delas é formada por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde.

Confira os cargos e vagas
Administrador – 2
Agente comunitário de saúde – 319
Agente de combate a endemias – 140
Assessor para assuntos jurídicos – 1
Assistente administrativo – 8
Auxiliar de gabinete odontológico – 37
Cirurgião dentista – 37
Contador – 1
Enfermeiro – 140
Médico – 140
Técnico em contabilidade – 2
Técnico em enfermagem – 280
Técnico em saúde bucal – 37
Técnico em segurança do trabalho - 1

sexta-feira, 16 de março de 2012

Jornal Nacional mostrou benefícios de Projeto de Lei de Toni Proença

A edição da última quinta-feira (15/03) do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, apresentou reportagem sobre uma lei existente em muitas cidades que determina aos estabelecimentos comerciais afixarem nos produtos etiquetas que mostram, além do preço do produto, o preço por quilo, por litro, por metro na hora das compras. Em Porto Alegre, o vereador Toni Proença é autor do Projeto de Lei nº 154/2010, que obriga os estabelecimentos comerciais varejistas a exporem, juntamente com o preço dos produtos comercializados em frações de massa ou de volume, o preço correspondente a 1 (um) quilograma ou a 1 (um) litro desses produtos. Segundo a reportagem abordada pelo JN, “em várias cidades do Brasil existem leis, acordos e regras para que as etiquetas de preços tragam também o preço padronizado por unidade para o consumidor poder comparar em pé de igualdade o preço exato de dois ou mais produtos, por litro, por quilo ou por metro, sem precisar fazer contas. Preço por quilo ou por litro? Dá para comparar, em uma batida de olho, se o preço por 100 ml é mais em conta do que o por 500 ml”. ASSISTA AQUI à reportagem do Jornal Nacional.

Toni propõe força-tarefa para minimizar efeito das inundações

O vereador Toni Proença utilizou a tribuna da Câmara na sessão plenária da última quarta-feira (14/03) – dia em que Porto Alegre foi assolada por chuva intensa e alagamentos em diversos pontos da cidade – para propor um plano de emergência: “Na Vila Nossa Senhora das Graças, na Vila Icaraí e na Vila Hípica, há muitas famílias que estão com a água na altura da cintura. O que há ali é uma intervenção da Cidade, por conta do Programa Integrado Socioambiental. Essa intervenção interessa a toda sociedade de Porto Alegre; portanto, deveria haver um plano de ação emergencial”, afirmou o vereador. “Devemos fazer, daqui para frente, um plano de ação. Mais do que isso, agora de que a maioria daquelas famílias perdeu todos os seus bens com a enxurrada de hoje, é preciso um plano emergencial para ajudá-los”, propôs Toni. “A mesma coisa acontece na Vila Dique, porque a Cidade faz intervenções de acordo com o seu interesse: a ampliação do Aeroporto e o Programa Integrado Socioambiental. São programas que têm que ser executados, mas eles impactam nessas comunidades. Portanto, a minha sugestão é que haja uma força-tarefa permanente para minimizar o efeito que essas intervenções causam nessas comunidades. Tem jeito, sim, de melhorar quando há uma precipitação muito grande na Cidade como hoje. Para além dos condutos, para além das limpezas das bocas de lobo, para além do desassoreamento dos arroios, se nós cuidarmos da natureza, se cuidarmos do meio ambiente, se não pavimentarmos todas as ruas 100%, se não deixarmos construir em toda área do terreno, se cuidarmos das tecnologias que estão disponíveis hoje para transformar as cidades mais sustentáveis, certamente estaremos ajudando a minimizar os efeitos dessas chuvas”, concluiu.

Direitos Humanos: impasse impede soluções para famílias desalojadas

Quarenta e duas famílias que moram em casas de aluguel na Rua Ouro Preto, no Jardim Floresta, em região da cidade desapropriada para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, deverão aguardar reunião entre a Justiça Federal e representação da Infraero, que discutirá o pagamento de aluguel social enquanto elas não sejam alocadas em uma residência definitiva, para o encaminhamento de novas providências. O encontro entre a Justiça e a Infraero, conforme e-mail do juiz Jurandir Borges Pinheiro, ocorrerá entre os dias 19 e 23 de março. A informação foi transmitida a representantes das famílias atingidas por este problema na última terça-feira (13/03), durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Diretos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O vereador Toni Proença e a Cedecondh vêm acompanhando este assunto desde maio de 2011. A proposta que está em avaliação é de divisão entre o Município, Estado e a Infraero do chamado aluguel social até que seja encontrada uma localização definitiva para as 42 famílias. A discussão que vem sendo encaminhada pela Justiça Federal prevê cotas do aluguel social de 30% para o Estado, 30% para o Município e 40% para a Infraero.

Comissão intermedia diálogo entre remanescentes da Vila Dique e Demhab

Uma proposta do vereador Toni Proença foi o principal encaminhamento da segunda pauta da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, da última terça-feira (13/3). A reunião tratou de problemas vividos por moradores que ainda permanecem na Vila Dique, em área que está sendo removida pela prefeitura municipal por estar em local considerado impróprio para moradias, além da necessidade de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Davi de Lima, presidente da Associação Comunitária Santíssima Trindade, reclamou de maus tratos que os moradores remanescentes da Vila Dique estariam sofrendo por parte do Demhab, devido a divergências em critérios para o reassentamento. “Muitos moradores ouvem ameaças de que não vão ganhar casas”. Lima encaminhou ainda carta à Cedecondh solicitando soluções e respostas às seguintes questões: casas de comércio, casas especiais para pessoas portadoras de necessidades especiais, destruição de casas com os pertences dos moradores ainda dentro, carroceiros, terrenos onde estão localizados mais de uma família, desmembramento de famílias, e acúmulo do lixo causado pelas casas já desocupadas. Após ouvir representantes de diversas famílias da Vila Dique e do Demhab, Toni sugeriu que sejam feito encontros entre o órgão e pequenos grupos de moradores onde poderão ser a avaliadas individualmente as situações de cada família para o consequente encaminhamento de solução.

Toni leva demanda do Beco dos Rossatos ao Demhab

O vereador Toni Proença se reuniu na última segunda-feira (12/03) com a Superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Maria Horácia Ribeiro, para solicitar o desarquivamento do processo de regularização fundiária do Beco dos Rossatos, no bairro Aberta dos Morros (região Sul). O desarquivamento foi uma solicitação dos moradores ao vereador Toni Proença, e objetiva a regularização da posse da terra para a as famílias residentes no local, garantindo ainda que a comunidade pleiteie o acesso à infra-estrutura urbana, possibilitando a qualificação das condições de moradia.

Toni participa de atividades comunitárias no fim de semana

O vereador Toni Proença teve intensa atividade junto às comunidades no último fim de semana. No sábado (10/03), à noite, Toni foi ao bairro Belém Novo (região Extremo Sul), prestigiar o jantar do Clube Xavante, a convite da diretoria (foto a cima). Acompanhado do presidente e do líder comunitário José Acrisio Fraga, Toni conversou com os convidados e conheceu um pouco da história do clube. No domingo (11/03), Toni esteve no Partenon Tênis Clube, no bairro Partenon, prestigiando o Torneio da Amizade de Futsal (na foto a baixo, Toni acompanhado de Vinícius e Mano Délcio DJ, organizadores do torneio).

Aniversário de Porto Alegre será celebrado com intensa programação


De 24 a 31 de março, a população irá festejar os 240 anos de Porto Alegre. Para comemorar a data, o Município organizou uma série de atrações que irão movimentar a Capital durante a 53ª Semana de Porto Alegre. A programação de comemoração do aniversário foi apresentada na última quinta-feira (15/03), em evento no Foyer do Theatro São Pedro. Shows, teatro, oficinas, exposições, filmes, palestras culturais estarão gratuitamente à disposição da população. As atividades foram pensadas de forma descentralizada para contemplar todas as regiões de Porto Alegre. Entre os destaques da programação estão: o show de Maria Rita (foto a baixo), filha da cantora gaúcha Elis Regina, que ocorrerá no sábado (24/03) no Anfiteatro Pôr-do-Sol; e o tradicional Baile da Cidade, que encerra as comemorações, às 21h do dia 24, no Parque Farroupilha (Redenção), em frente ao Espelho d’Água. A programação completa da Semana de Porto Alegre, está disponível no site do evento: http://poa240anos.com.br.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Toni destaca projeto em homenagem às mulheres


O vereador Toni Proença aproveitou a passagem do Dia Internacional da Mulher e usou o período de comunicações da sessão plenária da última quinta-feira (08/03) para destacar o Projeto de Lei de sua autoria, que tramita na Câmara Municipal desde 2010, que estabelece a formação de diagnóstico e índices da qualidade de vida de mulheres em Porto Alegre. “Eu, no Dia Internacional da Mulher, em 2010, protocolei na Casa Projeto de Lei que propõe instituir o sistema de diagnóstico da situação da mulher e o índice de qualidade de vida da mulher no Município de Porto Alegre. Determina que o Executivo Municipal organize prestação de contas públicas da evolução dos indicadores relativos à mulher e dá outras providências. Esse Projeto de Lei foi inspirado na Conferência Internacional de Mulheres e preconiza que sejam criados sistemas de diagnósticos da situação da mulher e o índice de qualidade de vida da mulher. Faço isso através do Projeto de Lei para a cidade de Porto Alegre. Um instrumento de suporte e acompanhamento da construção e avaliação das políticas públicas pelas mulheres de Porto Alegre, tratando da autonomia econômica, emprego, empreendedorismo, geração de renda, qualificação, capacitação e oportunidades; de prevenção à violência, através de equipamentos e instrumentos de combate à violência; e de cidadania, através da Educação, Saúde, discriminação, assédio, cultura e da mídia”, afirmou Toni. “Em 2012, faz 102 anos que a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher (...) No Brasil e, especificamente, em Porto Alegre, esses 102 anos representaram avanços para as mulheres. (...), que têm influenciado diretamente a sociedade. Mas até que ponto as políticas voltadas à mulher têm sido eficazes no combate à desigualdade, à violência e ao preconceito? Qual medida confiável podemos utilizar para dizer que a participação das mulheres na vida política, comunitária, social e empresarial vem crescendo em Porto Alegre? Quais indicadores mostram a necessidade de políticas específicas de promoção da mulher nesta ou naquela região da Cidade? Para buscar, aglutinar, mapear e divulgar informações confiáveis que nos permitam responder a essas e outras perguntas sobre a mulher propomos o presente Projeto de Lei”, justificou. “Esta é a homenagem que faço às mulheres no dia de hoje”, concluiu Toni.

Câmara homenageia o Dia Internacional da Mulher


Na tarde da última quinta-feira (08/03), durante o período de Comunicações Temáticas da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores marcaram a passagem do Dia Internacional da Mulher com a presença de lutadoras e defensoras das causas femininas e do direito da mulher. Conforme Rosemari de Castilhos (foto), coordenadora-geral da Associação Ilê Mulher, o Oito de Março é um dia de reflexão das lutas e das conquistas que as mulheres obtiveram ao longo de quase um século. Para ela, a questão da violência doméstica é o principal obstáculo a ser enfrentado pela sociedade hoje. “Avançamos muito, mas, por outro, lado retrocedemos”, disse. “Na associação, trabalhamos com mulheres vítimas de violência há mais de 10 anos e vemos o dano que isso representa para a auto-estima e para a sobrevivência feminina”. Ela reclamou a falta de centros de referência para atendimento à mulher vítima de maus-tratos e violência na Capital. “Em Porto Alegre, até 2007 tínhamos espaços públicos para desenvolver nosso trabalho de serviço de informação à mulher, mas sem razão convincente, foram fechados pelo Executivo”, lamentou Maria Guaneci Marques de Avila, promotora legal popular da Themis, organização não governamental com mais de 19 anos de existência em Porto Alegre. Para Maria Guaneci, os espaços gratuitos são fundamentais para o trabalho voluntário das agentes que organizam processos e ações para dar conta da desigualdade de gênero. "Os vereadores precisam ter sensibilidade para ver o quanto este tema é importante. É preciso cobrar do Executivo porque esse desmonte foi feito. Perdemos a nossa referência", frisou ao registrar que em Porto Alegre o índice de violência aumenta a cada dia.