sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Toni preside homenagem aos 68 anos da independência do Líbano

O vereador Toni Proença presidiu, na última terça-feira (22/11), a Sessão Solene em homenagem aos 68 anos de independência da República do Líbano. A homenagem foi proposta pelo vereador João Dib (PP), descendente de libaneses. O Líbano conquistou sua independência da França em 22 de novembro de 1946. Na ocasião, o cônsul honorário do Líbano em Porto Alegre, Ricardo Malcon, agradeceu à Câmara a homenagem ao povo libanês. "Hoje é o dia mais importante para os libaneses de todo o mundo. O Líbano é pequeno em tamanho, mas é uma grande nação”. Lembrou que há milhares de descendentes espalhados pelo mundo e que sente "orgulho da integração que os libaneses têm com os brasileiros". O país tem seu território localizado no Oriente Médio e possui 270 quilômetros de extensão por 70 quilômetros de largura. A maioria da população é árabe, assim como a língua principal. O francês e o inglês, porém, também são muitos usados. O Líbano é o único Estado árabe em que o cristianismo predomina, apesar de o país não ter religião oficial. A capital libanesa é Beirute.

Câmara homenageia o jornal Diário Gaúcho

O jornal Diário Gaúcho foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre durante o período de comunicações da sessão ordinária da última segunda-feira (21/11). Acompanharam a homenagem, no Plenário Otávio Rocha, Christiano Nygaard, diretor-geral de Jornais do Grupo RBS, e Alexandre Bach, editor-chefe do Diário Gaúcho. Nygaard, ao agradecer a homenagem, destacou o fato de que o Diário Gaúcho, com uma circulação de 170 mil exemplares, somado aos demais jornais da Região Metropolitana, contribui para que esta seja a região onde mais se lê jornais no Brasil. “Isso é um orgulho para nós gaúchos”. “Já temos o reconhecimento de nossos leitores, e agora de vocês que representam a sociedade porto-alegrense”, finalizou. Nygaard e Bach receberam da Câmara Municipal um diploma alusivo aos 11 anos do Diário Gaúcho, completados em abril. O vereador Toni Proença cumrpimentou o Grupo RBS e o Diário Gaúcho e afirmou que afirmou o jornal “é um grande eco, um grande megafone da voz do povo mais sofrido da nossa Cidade, da voz do povo da periferia, das comunidades que precisam, muitas vezes, de um instrumento como esse para terem a sua voz ouvida pelas autoridades e pela sociedade. Parabéns ao Grupo RBS e ao Diário Gaúcho pelo trabalho”, concluiu.

Proposto por Toni, Câmara realiza homenagem pelos 50 anos do DMAE

Por proposição do vereador Toni Proença, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizará na próxima segunda-feira (28/11), às 16h, durante sua sessão plenária ordinária, Período de Comunicações em homenagem aos 50 anos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). A homenagem proposta é um reconhecimento à excelência do serviço público prestado pelo órgão. O DMAE foi criado em 15 de dezembro de 1961, quando o vice-prefeito Manoel Braga Gastal assina a Lei Nº 2.312 que cria o Departamento. O primeiro administrador do DMAE, Eduardo Martins Gonçalves Netto, ficou no cargo até o fim do mandato do prefeito Loureiro da Silva, em 1963. Nos anos 70, registrou-se o maior desenvolvimento dos sistemas de água e esgotos de Porto Alegre, e em 1981 o órgão já abastecia 98% da população porto-alegrense. Nos últimos anos o DMAE tem dedicado especial atenção ao Projeto Integrado Sócio-Ambiental, que vai elevar o tratamento de esgotos na cidade de 27% para 77% da população até 2012, e devolver a balneabilidade das águas do Guaíba até 2028. A sessão acontece no Plenário Otávio Rocha da Câmara (Av. Loureiro da Silva, 255).

Palestino pede apoio a movimento contra muro

Representante do Comitê da Luta Pacífica contra os Muros do Apartheid Israelense da Palestina, Abdallah Abu Rahmah (foto) participou, na última quarta-feira (23/11), da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, Rahmah discorreu aos vereadores sobre movimento pacífico empreendido contra a ocupação militar e contra a construção de muro que divide territórios da Palestina. “Nossa luta se baseia em parecer do Tribunal Internacional de Haia que considerou ilegal esse muro”, destacou. Conforme Rahmah, estão sendo erguidos cerca de 770 quilômetros de muros, de concreto e eletrificados, que vem ocupando áreas de aldeias e cidades palestinas. O pacifista lembrou que sua aldeia, Bil’in, é uma das atingidas: “Vamos perder metade de nossas terras, e isso vem prejudicando a vida diária de muitos palestinos”. Rahmah disse ainda que grande parte das regiões confiscadas para a construção do muro são férteis. “A ocupação está impedindo os palestinos de trabalharem. Mas temos persistência em continuar nossa luta para salvar nossas terras”. Rahmah reforçou em suas palavras o caráter pacifico do movimento contra o muro, que, como salientou, vem ganhando adesão internacional: “Nos baseamos em lutas de outros líderes como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e Martin Luther King”. Esses homens, como destacou Ramhah, empreenderam ações pacíficas e venceram. “Não somos contra os judeus ou contra Israel, mas queremos um Estado palestino sem a ocupação dos militares israelenses”, finalizou. Abdallah Abu Rahmah esteve no plenário da Câmara acompanhado por Nader Baja, que traduziu a manifestação. O trabalho desenvolvido pelo Comitê da Luta Pacífica contra os Muros do Apartheid Israelense da Palestina pode ser consultado em www.bilin-village.org.

Toni participa de ato de liberação de área para revitalização do Cais Mauá

O vereador Toni Proença participou, na última quarta-feira (23/11), de almoço e ato de liberação da área para a execução do projeto de revitalização do Cais Mauá, na Capital. O evento aconteceu nos Armazéns A3 e A4 do Cais do Porto. O documento de liberação do Cais Mauá, aliado a outro de estudo de impacto ambiental, permitirá as primeiras intervenções na área, como a construção dos acessos e a recuperação dos armazéns. Com isto, o tradicional espaço histórico da Capital, poderá contar futuramente com bares, restaurantes, prédios, teatros, cinemas, escritórios e centros comerciais. O início das obras está previsto para a metade do próximo ano e o projeto total deverá estar concluído até a Copa do Mundo de 2014. “Este é um projeto complexo e difícil que tem a pretensão de abrir o Porto da cidade aos cidadãos, gerando não só empregos e renda, mas também qualidade de vida aos habitantes”, disse o presidente conselho de administração da empresa Cais Mauá do Brasil S.A., José Munné.

Toni esteve na Nova Gleba com o Câmara na Comunidade

Casas dominadas pela água serão, mais uma vez, parte do retrato da vila Nova Gleba, na Zona Norte da Capital, caso a dragagem do Arroio Feijó permaneça estagnada. A ponte na divisa com Alvorada chega a praticamente desaparecer quando há chuva forte. Os moradores reivindicaram a demanda no Câmara na Comunidade do último sábado (19/11), que levou o vereador Toni Proença à região. Segundo a comunidade, já foi realizada a dragagem do arroio há um bom tempo. Agora, novamente sofrendo com o processo de assoreamento (obstrução por sedimentos, areia e detritos), o nível da água sobe com frequência. A solução seria efetuar uma nova dragagem para remoção destes acúmulos. A reclamação dos moradores é que ninguém quer assumir a tarefa, seja o Estado ou as prefeituras de Alvorada (que teria ajudado na obra anterior) e de Porto Alegre. Outra indefinição que aflige a Nova Gleba é a ampliação da sede do Programa Saúde da Família (PSF), localizado na Rua Paulo Henrique Ten-Caten, 171. O morador José Valdir Rodrigues da Silva mostrou a planta do projeto, encomendada pela própria Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas ressalvou que as reformas realizadas no prédio foram feitas à revelia do que estava previsto. “Depois disso, já ganhamos a obra várias vezes no Orçamento Participativo (OP) e não levamos”, reclamou. Em outubro de 2010, Associação Comunitária Nova Gleba (ACNG) enviou um ofício à SMS questionando os motivos da demora. O projeto prevê a construção de novas salas, além de uma cancha poliesportiva na Praça Irineu Esteris da Silva, ao lado da sede – garantidos pelo OP de 2008 e 2009. A moradora Maria Angélica Machado retratou o drama vivido pelos integrantes da comunidade. “O PSF sofre um excesso de demanda. Nossa região precisa de mais postos. Há pessoas dormindo na fila para conseguir atendimento”. Segundo a presidente da ACNG, Dircéia Matias, a situação é agravada pela falta de médicos testemunhada desde há sete meses.

Toni participou do Congresso da União Gaúcha dos Estudantes

O vereador Toni Proença participou, no último sábado (19/11) da abertura do 56º Congresso da União Gaúcha dos Estudantes (UGES), realizado na cidade de Canoas com mais de 1300 delegados credenciados (foto acima). Na ocasião, Toni destacou a Lei do Passe Fracionado, aprovada e em vigor em Porto Alegre, beneficiando mais de 10 mil estudantes. Toni também lembrou a escola que a sociedade quer, com mais qualidade, ensino técnico ligado ao ensino médio, equipamentos adequados, e que prepare o jovem para o vestibular. Segundo Toni, uma questão que penaliza a qualidade da educação são os juros da dívida dos estados, que consomem 13% da receita gaúcha, 2,7 bilhões ao ano, em uma dívida que em 1998 era de 19 bilhões e hoje alcança 37 bilhões: “renegociar a dívida dos estados com a União é essencial para que o estado possa voltar a investir em educação”. O Congresso elegeu o estudante Nelson Almeida Júnior para presidir a UGES. No dia anterior (18/11), Toni representou a Câmara na abertura do 11º Congresso da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (foto abaixo), que elegeu a estudante Letícia Moreira da Silva.

Toni participa de reunião do Diretório Municipal do PPL

O vereador Toni Proença participou, na última terça-feira (22/11), da reunião do Diretório Municipal do Partido Pátria Livre (PPL), realizada no auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre para tratar da organização do partido na Capital gaúcha. Na ocasião, ficou definida a construção inicial de 76 núcleos locais na cidade, que terão a função de debater e construir as propostas do PPL para cada bairro e para o município, e apresentá-las em nova reunião ampliada do Diretório, marcada para dezembro no salão da Igreja Pompéia (rua Dr. Barros Cassal, 220). Os núcleos terão também a função de enraizar o debate político e o Pátria Livre nas comunidades de Porto Alegre. A previsão é que, até o final do ano, o PPL possua 100 núcleos locais em Porto Alegre, e chegue a 500 núcleos em 2012.

Toni participa de reunião do PPL de Canoas


O vereador Toni Proença participou, na última quarta-feira (23/11), da reunião do Partido Pátria Livre (PPL) da cidade de Canoas. O encontro foi organizado pelo vereador Aloísio Bamberg (PPL), e reuniu militantes, a comissão provisória do partido em Canoas e a direção estadual do partido. Na ocasião, Toni falou sobre a política do partido de organização local, através da formação de núcleos territoriais.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estamos inovando. Aguarde

AGUARDE. Em breve iniaremos as postagens de todos os boletins eletrônicos já publicados até hoje.

Lembre-se que você pode solicitar o recebimento do boletim eletrônico diretamente em seu e-mail. É só enviar um e-mail para toniproenca@camarapoa.rs.gov.br.

Obrigado.

Carlos Dalenogare